CONHEÇA O PROJETO BERIMBAU: INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL


Deprecated: Automatic conversion of false to array is deprecated in /home1/paporetopja/public_html/wp-content/plugins/kiwi-social-share/includes/frontend/social-buttons/class-kiwi-social-share-social-button.php on line 122

Projeto social com roda de capoeira no bairro Santo Antônio em Juiz de Fora vira livro, e já tem data e local de lançamento definida após ser contemplado no Edital 02/2022 Cultura da/na quebrada n° 103.216/2022.

O grupo da Associação Cultural Esportiva de Capoeira Quilombo de Minas, realizará no domingo 16 de julho, a partir das 9 horas no Teatro Paschoal Carlos Magno localizado no espaço da Funalfa um evento nacional com mestres de capoeira de Minas Gerais e outros estados, e a programação conta com uma grande roda de capoeira e com o lançamento do livro “Berimbau: Instrumento de Inclusão Social”, do autor Rogério Ribeiro de Castro, Psicólogo Clinico do programa Serviço de Atenção à Saúde Auditiva de Juiz de Fora do SUS no Hospital Evandro Ribeiro.

O evento da roda de capoeira e o livro impresso em tinta e em Braile tem como função minimizar situações problemas, podendo com isto intervir em problemáticas observadas em pessoas com deficiência física, motora, intelectual, cognitiva, surdo e visual e amantes da capoeira, bem como em questões pessoais que interferem no auto estima do sujeito.

O idealizador do projeto destaca que: “É interessante ressaltar que cada sujeito é único e precisa ser respeitado dentro de suas possibilidades, interesses e aptidões. Enfatizo que as pessoas com deficiência estão desamparadas e excluídas. É preciso resgatar o sujeito que habita a deficiência. Esse sujeito precisa ser ouvido em suas singularidades para continuar sendo um sujeito desejante;” ressalta Rogério.

Dessa forma, o projeto enfatiza a valorização de um trabalho que seja sistematizado, e utilize o esporte como meios para atingir a um objetivo futuro, de preparação de seus praticantes dentro de uma perspectiva educacional, e é de estrema importância. “Pretendemos com este projeto, apresentar a capoeira como uma possibilidade de inclusão social para crianças, adolescentes, jovens, adultos idosos e pessoas com necessidades educacionais especiais, para todos os sujeitos em situação de vulnerabilidade e risco social e praticantes da capoeira.” frisou.

O elenco para o lançamento do livro e a roda de capoeira será formado pelos alunos desse projeto, sem
nenhum custo para os praticantes da capoeira, o evento contará também com um intérprete de libras
e a distribuição do livro em braile, que busca com a acessibilidade chegar ao numero maior de deficientes auditivos e visuais não só de Juiz de Fora, mais de todo o Brasil.

Rogério convida todos os amantes da capoeira e deixou bem claro que: “Os indivíduos com deficiência visual ainda sofrem com vários problemas de acessibilidade principalmente na leitura de livros. Acredito que este novo livro facilitará a vida da pessoa com deficiência na inserção social, porque para mim o deficiente é muito eficiente.” finalizou.

A roda de capoeira contará ainda com a formação de um mestre, e o batizado com troca de cordas
dos alunos que foram selecionados para integrar o projeto de capoeira inclusiva através do alunos com necessidades educacionais especiais do Centro Dia do IMEPP (Atendimento socioassistencial).

Para quem quiser acompanhar participar do projeto, as aulas são sendo realizadas na Associação Cultural Artesanal Esportiva de Capoeira Quilombo de Minas, em Juiz de Fora MG.

PROGRAMAÇÃO DE HORÁRIOS E LOCAIS

  • Segunda-feira ás 17h na igreja da Nossa Senhora da Piedade no bairro Solidariedade, localizada na rua Amadeu Guimarães sem número.
  • Quarta-feira ás 19h na quadra da Juventude Imperial, no bairro Furtado de Menezes,
  • Segunda e quinta-feira ás 19h no Bairro Filgueiras, na Av Orlando Rianin N° 18.
  • Terça e quinta feira ás 19:30h na academia do mestrando Catatal, na rua Oswaldo Xavier de Souza, 586 CX2.
  • Sábado ás 16h e domingo 9h, na Escola Municipal Dante Jaime Brochado no bairro Santo Antônio.

CURSOS ONLINE

Introdução do Berimbau: instrumento de inclusão social

A capoeira é mais do que uma luta, jogo ou dança, é uma verdadeira manifestação cultural brasileira. Com sua riqueza sem precedentes e suas características únicas, ela se torna uma ferramenta poderosa para a inclusão social. Neste trabalho, Rogério explorar como a capoeira e ajuda crianças e jovens excluídos por motivos sociais ou necessidades educacionais especiais. O berimbau é um instrumento de inclusão social, e a capoeira é uma excelente atividade física. Ela pode ser usada para formar o aluno de uma maneira geral, e com a prática ordenada, o aluno pode se identificar com os segmentos que mais o interessam.

Com o objetivo de traçar uma trajetória de educação com incentivo cultural, estabelecendo uma nova relação entre a capoeira, a criança e a sociedade. Rogério enfatizou que a capoeira está ganhando cada vez mais espaço nas instituições e na sociedade, e é reconhecida como um elemento importante da cultura popular.

Ele oferece aulas virtuais através da plataforma zoom e acompanhamento direto pelo projeto social, para que todos possam experimentar as riquezas que a capoeira tem a oferecer.

HOMENAGEM

Na última segunda-feira (22) em cerimônia de entrega da moção de aplauso proposta pelo Vereador Nilton Militão, foi realizada uma homenagem na Câmara Municipal de Juiz de Fora ao psicólogo Rogério de Castro, fundador do projeto Berimbau: Instrumento de Inclusão Social, reconhecido pelo Plenário da Câmara Municipal em nome do povo juiz-forano.

Faça parte desse projeto especial e invista no trabalho incrível que o psicólogo Rogério de Castro vem realizando e transformando vidas através da capoeira, e irá realizar com o lançamento do livro Berimbau: Instrumento de Inclusão Social.

Para mais informações, entre em contato com o próprio Rogério de Castro pelas redes sociais ou através do WhatsApp (32) 98803-5827. 

Acesse: https://linktr.ee/rogeriopsicologojf

LEIA MAIS: http://paporetopja.com.br/governo-de-minas-abre-edital-com-r-3-milhoes-para-as-culturas-afro-mineiras/