IRREGULARIDADES NO PROCESSO ELEITORAL DO CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA CULTURAL PARA O BIÊNIO 2023-2025 ESTÁ SOB APRECIAÇÃO DA AGE.


Deprecated: Automatic conversion of false to array is deprecated in /home1/paporetopja/public_html/wp-content/plugins/kiwi-social-share/includes/frontend/social-buttons/class-kiwi-social-share-social-button.php on line 122

A Secult-MG apurou todos os 16.719 votos recebidos na plataforma e conferiu os CPF’s dos votantes e foi constatado que 910 votos precisarão ser invalidados, pois os CPF’s pertencem a titulares falecidos ou estão suspensos, divergem quanto à data de nascimento do titular, têm titularidade diferente da declarada ou não constam na base de dados da Receita Federal.

O resultado das eleições estava previsto para ser divulgado porém a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) informou que o processo eleitoral do Conselho Estadual de Política Cultural (Consec) para o biênio 2023-2025, está sob apreciação em razão de irregularidades.

Desta forma, a Secult-MG esclarece que irá encaminhar o processo eleitoral em curso para a Advocacia Geral do Estado (AGE) e da Controladoria Geral do Estado (CGE), visando conhecimento, análise e adoção das providências cabíveis. O objetivo desta medida é assegurar total transparência e observância às normativas legais durante o processo eleitoral em andamento. A AGE desempenhará papel crucial na avaliação das inconformidades encontradas, garantindo que todas as decisões tomadas no futuro estejam em conformidade com a lei e a ética.

Secult-MG identifica CPF de mortos em votos do Conselho Estadual de Cultura  | O TEMPO

A equipe da Secult-MG está comprometida em seguir todas as etapas necessárias para garantir a legitimidade e integridade do processo eleitoral. Assim, após o retorno do processo a esta secretaria, procederemos com a adoção das medidas apontadas no parecer. A Secult-MG, por fim, ressalta que este procedimento está em consonância com os princípios de transparência do Governo de Minas Gerais e visa assegurar que o processo eleitoral seja conduzido de maneira justa e alinhada com todas as normativas aplicáveis.

Acesse aqui a ata da reunião da Comissão Eleitoral, a relação dos votos invalidados e o comunicado da Secult.

FONTE: https://www.secult.mg.gov.br/

LEIA MAIS: http://paporetopja.com.br/secult-mg-divulga-resultados-preliminares-dos-editais-02-ao-11-da-lei-paulo-gustavo-e-novo-cronograma/