3º ITABIRA FEST REÚNE PARTICIPANTES DE MG, ES, RJ E BA NO MAIOR FESTIVAL DE CAPOEIRA CAIS DA BAHIA EM 2023


Deprecated: Automatic conversion of false to array is deprecated in /home1/paporetopja/public_html/wp-content/plugins/kiwi-social-share/includes/frontend/social-buttons/class-kiwi-social-share-social-button.php on line 122

Com cursos e palestras de mestres renomados da Capoeira Nacional e Internacional, evento contou com a participação de mais de 200 pessoas ligadas aos grupos de capoeira na conexão entre os Estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia.

Aconteceu neste último final de semana nos dias 22, 23 e 24 de Setembro com apoio da Prefeitura Municipal de Itabira e Fundação Cultural Carlos Drummond Andrade o 3º Festival de Capoeira – ITABIRA FEST 2023.

O Itabirano idealizador e organizador do evento, mestre Wiliam de Souza Santos (Mestre Pastor), convidou o mestre Silvio Renato Cesário dos Santos, de Betim-MG (Mestre Chocolate) e o mestre Ethienne Dias Afonso, de Vitória-ES, todos os três com amplo impacto na divulgação cultural do esporte em território nacional e internacional foram os responsáveis pelas atividades com os participantes juntamente com a Professora Joice que na oportunidade lançou o Projeto de Inclusão “Eu Caminhei”.

Contando com várias atividades e palestras acerca da vivência na capoeira, foram abordados temas que a cercam, como cultura, história, esporte, saúde, dança, fomento, preconceito e inclusão, tudo isso ao ritmo do berimbau e do tambor apresentando a Capoeira como ferramenta de transformação para as famílias dos alunos batizados, gerando mais oportunidade e inclusão social de crianças, adolescentes e jovens com TDAH, síndrome de down, autismo e imperativismo no meio esportivo da capoeira.

Nesta edição a execução do 3º projeto consecutivo, contou com a participação de mais de 200 mestres, contra mestre, graduados, professores, instrutores e alunos vindos de todo o Brasil, com objetivo multidisciplinares através do encontro de capoeira elaborado em conjunto com a equipe da instituição “Cais da Bahia” que atua a mais de 28 anos em Itabira.

“A capoeira de inclusão, desenvolve temas de maneira lúdica e objetiva, e este evento teve como objetivo principal promover a união social da classe de capoeira no município, valorizar a cultura afro-brasileira e fortalecer os laços comunitários por meio da capoeira, uma arte marcial de expressão cultural única que é considerada tesouro nacional, e patrimônio imaterial da humanidade mundial, além de ser historicamente uma expressão cultural profundamente enraizada na história do nosso pais.” destaca o idealizador Mestre Pastor.

Além de praticar a inclusão, por meio das atividades proposta, o evento envolveu outras pessoas e famílias que frequentam a praça do Areão aos finais de semana e promoveu vários ensinamento e valores fundamentais como respeito, trabalho em equipe e superação de limites em um aulão aberto para todos, envolvendo todo o público presente.

A programação contou também com várias outras atividades com abertura no Centro de Treinamento Troia Team localizado no bairro Areão próximo a praça, visita aos pontos turísticos juntamente com os mestres ao centro histórico com o passagens pela Catedral, Museu de Itabira, Escola Coronel José Batista, Casa de Drummond, Memorial Carlos Drummond de Andrade, Pico do Amor e Fazenda do Ponta para a produção e gravação de um documentário juntamente com a equipe de BH da Capoeira Vídeos que vai mostrar o desenvolvimento da capoeira no município.

“Em termos de desenvolvimento motor e cognitivo, os exercícios de Capoeira envolvem todas as partes do corpo e são executados associados a um ritmo que favorece a integração dos envolvidos, desenvolvendo de maneira eficaz os seguintes aspectos: Imagem do Corpo, Auto-Imagem, Equilíbrio, Associação Visual Motora, Coordenação, Movimentos de locomoção e movimentos uniformes, Orientação Espacial, Lateralidade, Direcionalidade e Criatividade” ressaltou a professora Joice.

A Capoeira permite que tanto meninos quanto meninas treinem os mesmos movimentos, não existe separação de gêneros, todos podem treinar os mesmos golpes, inclusive em pares para que possam experimentar força, velocidade e resistência em vários níveis de atuação.

“É um eficaz sistema de autodefesa e treinamento físico, a única originalmente brasileira e fundamentada em nossas tradições culturais, diferenciada de outras artes marciais pela presença do ritmo, dando a cada golpe e movimento uma beleza única.” frisou Joice.

A terceira edição do evento tabira Fest resgatou a oportunidade de proporcionar a aproximação do povo itabirano da expressão cultural representada pela Capoeira. Apresentando uma grande roda de capoeira para a comunidade local e público presente, promovendo debates educativos sobre vários temas. Incentivando a criatividade dos participantes na composição de letras e melodias nas rodas de capoeira, que abordaram a realidade vivida pelos alunos dentro e fora do centro de treinamento.

A prática da capoeira possibilitou também a integração social inclusiva de todos os alunos por meio de atividades lúdicas, inspiradas pela música e pelo movimento, ensinando e pondo em prática habilidades básicas, além dos benefícios físicos, cognitivos e motores.

Foram abordados também conceitos como: rimas, ritmo, refrão, métrica, e musicalidade, além do uso de instrumentos típicos como berimbau, pandeiro e atabaque com habilidades aplicadas pelos Mestres, que apresentaram temas como ética e moral, a importância da prática esportiva, inclusão social, disciplina, e respeito ao próximo.

“Prestigie a capoeira em Itabira e se divirta-se com muita dança, esporte e cultura. Faça parte desta história, e vamos juntos gerar mais inclusão e transformação social, resgatando a nossa cultura através do esporte” finalizou o Mestre Pastor.

Para mais informações sobre o projeto “Eu Caminhei”, ou para inscrição de alunos, ligar ou chamar no whatsapp: (31) 9.8707- 6334 (Mestre Pastor), ou (31) 9.8770-6828 (Prof. Joice). Horário das aulas, segunda e quarta-feira na parte da noite, de 19h as 20h, e nas terças e quinta-feira na parte da manhã de 9h as 10h no CT Troia Team, localizado na Av. Rio Doce, número 81, Bairro Areão em Itabira/MG.

Acesse: https://www.instagram.com/ct__troia/

Organização: Cais da Bahia – Minas Gerais

Incentivo Cultural: Descentraliza – Programa de Descentralização da Cultura

Apoio: AGL Assessoria, Instituto Jovens Abençoados e Programa Papo Reto PJA

Colaboradores: OWLM Studio, Escolinha  Bolha de Sabão- Escolar do Kauâ, Rolê Gourmet Hamburgueria, Água mineral Ingá, ADA Engenharia, Tim Barbearia, TT Motos, Buteco da Berê, Agro Center, Clínica Sorrir, Gás Amigão, Bobinadora  Alto Rendimento, Mexidão 3 Irmãos, Avelândia, Portal imóveis, Chick Bacanizado, Supermercado João XXlll, Banka Fort  e Loja D’ Tudo Assistência Técnica, N22 Stoy Wear, Sorveteria Oba Oba e Vereador Carlos Henrique.

Fotos: Alexandre Lennon/ Ana Costa

Redação: Alexandre Lennon / Lêni Moura

Veja mais fotos e vídeos na galeria da nossa fanpage: https://www.facebook.com/programapaporetopja/

LEIA MAIS: http://paporetopja.com.br/pl-que-institui-o-programa-bolsa-atleta-e-aprovado-pelas-comissoes-tematicas/