COZINHA MINEIRA SERÁ O SAMBA-ENREDO DA TRIUNFO BARROCO NO CARNAVAL DE 2024


Deprecated: Automatic conversion of false to array is deprecated in /home1/paporetopja/public_html/wp-content/plugins/kiwi-social-share/includes/frontend/social-buttons/class-kiwi-social-share-social-button.php on line 122

Escola de samba que vai estrear no grupo de acesso já anunciou o tema do desfile do próximo ano em BH: “Dos quilombos, das tribos, dos quintais aos salões: Cozinha Mineira, o elo da mineiridade”.

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Triunfo Barroco, de Belo Horizonte, anunciou o tema do samba-enredo que irá levar para a avenida Afonso Pena no carnaval de passarela do ano que vem em 2024: “Dos quilombos, das tribos, dos quintais aos salões: Cozinha Mineira, o elo da mineiridade”.  Foi o tema escolhido pela diretoria da agremiação e a divulgação foi feita por meio de publicação no Instagram, no último domingo (23/4).

Nas redes sociais, a escola de samba fez o anunciou da escolha do enredo para o desfile em 2024 — Foto: Redes sociais

A proposta da Escola é passear pela história e desvendar os mistérios da culinária Mineira através da miscigenação de temperos e por meio dos costumes que levaram os pratos típicos de Minas a se tornarem um dos mais apetitosos e famosos na gastronomia mundial. A ideia da escola de samba é mostrar a importância e influência dos negros e indígenas para a culinária mineira.

A Triunfo Barroco é a escola de samba mais nova de BH, com desfile inaugural em 2023. Neste ano, foi campeã do grupo de avaliação e avançou para o grupo de acesso. Em 2024, pretende chegar no grupo principal. E vai estrear no grupo de acesso dos desfiles das escolas de samba, em disputa com a rebaixada Unidos dos Guaranis, tetra campeã do carnaval de Belo Horizonte.

Segundo Felipe Diniz, diretor de carnaval, a proposta da escola é abordar temáticas culturais relacionadas à mineiridade. No último carnaval, o tema abordado foi a chegada do santíssimo em Ouro Preto, em 1733, quando houve um cortejo traslado da santíssima igreja do Rosário até a igreja do Pilar, evento católico que reuniu todas as classes da época. 

Em 2024, a temática vai apresentar as relações históricas, afetivas, familiares e interpessoais entre mineiros e a culinária – e o ambiente da cozinha em si, que é onde tudo acontece. A história abordada pela Triunfo vai começar nas senzalas, passar pelos terreiros e pela história do próprio samba, que é muito relacionado às comidas. 

“Carnaval é cultura, e quando a gente fortalece a nossa cultura interna, que é a cultura mineira, a gente fica mais forte”, comentou o diretor de carnaval, responsável pelo gerenciamento do carnaval da escola.

A escola informou que em breve começará os ensaios. Para o desfile acontecer, contará com uma equipe de cerca de 500 pessoas.

Neste ano, a escola de samba estreou no carnaval de passarela de Belo Horizonte, desfilando no grupo de avaliação, com o tema “A Festança Sagrada e Profano de Ouro Preto nos 300 anos de Minas Gerais”.

Triunfo Barroco estreou neste ano, desfilando no grupo de avaliação do carnaval de passarela de BH — Foto: Wanderson Tix
Triunfo Barroco estreou neste ano, desfilando no grupo de avaliação do carnaval de passarela de BH — Foto: Wanderson Tix

Acesse: https://www.instagram.com/triunfobarrocooficial/

Fonte: https://g1.globo.com/ / https://www.em.com.br/

LEIA MAIS: http://paporetopja.com.br/governo-de-minas-abre-consulta-simplificada-para-reunir-sugestoes-para-execucao-da-lei-paulo-gustavo-no-estado/