INSCRIÇÕES PARA CURSO DE LIBRAS (LÍNGUAA BRASILEIRA DE SINAIS) DA APASITA E FUNCESI TERMINA HOJE (07/02)


Deprecated: Automatic conversion of false to array is deprecated in /home1/paporetopja/public_html/wp-content/plugins/kiwi-social-share/includes/frontend/social-buttons/class-kiwi-social-share-social-button.php on line 122

A comunidade ligada aos deficientes auditivos, surdos ou não, terá curso de libras oferecido em parceria, através da Apasita (Associação dos Pais e Amigos dos Surdos de Itabira) e a Funcesi (Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira). As inscrições estão abertas, e são vagas limitadas. Conforme os organizadores o desejável é de confirmar a participação até dia sete de fevereiro de 2020.

Serão três módulos: básico 1 e 2, e intermediário 1, orientado por uma equipe de professores. As aulas serão aos sábados, entre 8h30 e 12h30 na Funcesi. “Essa é a língua que os surdos utilizam para se comunicar, não sendo apenas a gesticulação aleatória de sinais do alfabeto brasileiro. A argumentação ocorre em diferentes níveis lingüísticos”, disse a presidente da Apasita, Silvana Piedade Silva Santos.

Serão ensinadas interpretações observando as relações entre os elementos que acompanham as frases. Algumas pessoas usam erroneamente o termo “linguagem,” em detrimento do correto: língua de libras. “Libras é usada para comunicar com os surdos, e vice-versa, em todo âmbito social. Há uma lei nacional de 2002, ou seja, há 18 anos, que determina o uso de libras como inserção social dos deficientes auditivos”, explicou a presidente da Associação.

A legislação exige que os governos garantam estratégias para incentivar o uso e divulgação da língua brasileira de sinais, em todas as instituições públicas. Cursos de formação aa parea de educação especial, ensino médio e superior, necessariamente têm que dispor de interprete em libras. “Essa regra se aplica no sistema de educação federal, estadual e municipal. O curso é voltado para toda a sociedade, como amigos, familiares e profissionais das mais variadas áreas,” finalizou Silvana.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Libras2.jpg

A exigência básica é o aluno ter ensino fundamental completo, e idade acima de 16 anos. O investimento depende da modalidade do curso solicitado. Os cursos básicos custam R$700 (entrada no ato de efetivação da matrícula, e outras três parcelas); a qualificação intermediária sai a R$900 (entrada e quatro parcelas).

O link da pré-matrícula: bit.ly/2ufgJc0. A efetivação será dia 15 de fevereiro na Funcesi, com a aula inaugural, com término previsto para o dia nove de julho/2020.  

Fonte: https://www.euclideseder.com.br/