MOTIVACIONAL PJA #7 – JORNALISMO É A ARTE DE SINTONIZAR O MUNDO ATÉ AS PESSOAS

I 7 de Abril. Dia do Jornalista! Jornalista, hoje a pauta é você. O que seria do mundo sem a informação. PARABÉNS!

No Brasil, o Dia do Jornalista é celebrado nesta terça-feira (7) e foi instituído em 1931, por decisão da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), como uma homenagem ao jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, morto por inimigos políticos em 1830.

https://pt.slideshare.net/wwwceghcombr/cegh-o-primeiro-reinado
CENTRO de ESTUDOS de GEOGRAFIA e HISTÓRIA – CEGH 

Líbero Badaró, como era mais conhecido, era um oposicionista ao imperador D. Pedro I e foi o criador do Observatório Constitucional, jornal independente que focava em temas políticos até então censurados ou encobertos pelo monarca. Badaró era defensor da liberdade de imprensa e morreu em virtude de suas denúncias e de sua ideologia que contrariava os homens do poder.

A morte de Badaró alimentou ainda mais a crise que começava a se instaurar no império de D. Pedro I. A revolta de populares e políticos que eram contra a repressão do monarca tornaram sua permanência no poder cada vez mais perigosa, uma vez que atos violentos estavam acontecendo frequentemente. Esse foi um dos fatores que levaram à renúncia de D. Pedro em 07 de abril de 1831.

Líbero Badaró nasceu na Itália e mudou-se para o Brasil, no ano de 1826. No Brasil, naturalizou-se, radicou-se e veio a tornar-se um liberal, liberalista, ou seja, um homem de princípios políticos em busca da liberdade dos cidadãos. Na Itália, ele havia frequentado as universidades de Turim e Pavia, onde formou-se em medicina. 

Junto a outros médicos italianos, dentre os quais Cesare Zama de Faenza (pai do futuro tribuno César Zama, e que também teve um fim trágico), veio para o Brasil, em 1826. Em 1828 se radicou na cidade de São Paulo, onde clinicava e dava aulas gratuitas de matemática.

Em 2 de novembro de 1830, às 10 horas da noite, quando voltava para sua casa, na rua de São José (mais tarde rua Líbero Badaró), sem perceber que era uma cilada, o jornalista foi interpelado por quatro alemães, a pretexto de lhe entregarem uma correspondência contra o ouvidor Japiaçu, porém recebeu deles, traiçoeiramente, uma carga de bacamarte, caindo mortalmente ferido.

Supõe-se que ao morrer pronunciou uma frase que celebrizou-se como símbolo da defesa da liberdade de imprensa:Morro defendendo a liberdade“, ou ainda: “Morre um liberal, mas não morre a liberdade“.

O Observador Constitucional dedicou o seu número de 26 de novembro à morte de seu criador: Morro defendendo a liberdade, disse ele em seus minutos finais. A repercussão em São Paulo foi imediata. A seu enterro compareceram 5 mil pessoas e mais de 800 tochas foram acesas, na sua tumba foram gravadas suas últimas palavras.

O assassinato de Libero Badarò tornou o ambiente mais propício aos liberais mais exaltados. E no ano seguinte de 1831, com seu poder já fragilizado, Dom Pedro I abdicou da coroa, abandonando-a sobre a cama de seu filho e legítimo herdeiro, Dom Pedro II, e retornou para Portugal na companhia da madrasta do futuro imperador, que assumiu a coroa e se tornou o segundo imperador do Brasil, com apenas 14 anos de idade.

A CRIAÇÃO DA ABI

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é download.jpg

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) foi criada para representar e assegurar aos jornalistas seus direitos e legitimar sua profissão. A data escolhida para sua criação oficial foi o dia 07 de abril de 1908, haja vista o seu caráter histórico e importância para a liberdade de imprensa.

A ABI foi idealizada pelo jornalista Gustavo de Lacerda, que acreditava que os jornais deveriam funcionar como cooperativas com uma missão social de informar e levar conhecimento à população. Sua ideologia era contrária ao Jornalismo praticado até então, cujos veículos eram empresas que visavam ao lucro, e a notícia era apenas uma mercadoria.

Tal posição fez com que a associação enfrentasse certa resistência e até boicotes por parte dos grandes empresários, fator que levou a uma maior demora na consolidação da entidade.

UMA PROFISSÃO E SUAS DIFERENTES COMEMORAÇÕES

Apesar de o dia 07 de abril ser a principal data brasileira de homenagem aos jornalistas, outros dias também homenageiam tal profissional.

Confira abaixo as principais datas:

– 29 de Janeiro: refere-se à morte do jornalista e abolicionista José do Patrocínio;

– 16 de Fevereiro: Dia do Repórter;

– 03 de Maio: Dia da Liberdade de Imprensa, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993;

– 1º de Junho: Dia da Imprensa. Essa data faz referência ao início da circulação do primeiro jornal no Brasil, o Correio Braziliense, editado por Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça, em Londres.

O Dia do Jornalista, assim como suas áreas de atuação, varia conforme o país. Nos Estados Unidos, por exemplo, comemora-se em 08 de agosto. Já na China a data escolhida foi 08 de novembro.

O JORNALISTA

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 92552996_1123590588033621_1098659029523103744_o.jpg

A faculdade de Jornalismo tem duração de quatro anos, que são divididos em oito períodos letivos. Ainda na graduação, o futuro comunicador pode colocar em prática as noções aprendidas em sala por meio dos estágios, que podem ser obrigatórios ou não, conforme a instituição de ensino. Ser estagiário facilita a inserção do estudante no mercado de trabalho.

O jornalista deve ter domínio de Língua Portuguesa e boas técnicas de redação; deve buscar manter-se atualizado sobre os principais assuntos, ser criativo e ter boa comunicação. O profissional pode atuar em diversas áreas e cargos, alcançando inclusive postos de chefia.

Entre as mídias que contam com a participação do jornalista, estão:

– Web (internet);

– Televisão;

– Revistas;

– Jornais Impressos (diários ou semanais);

– Rádio;

– Assessoria de Imprensa/ Comunicação.

👉 Fonte:  https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADbero_Badar%C3%B3

HOMENAGEM AO JORNALISTA MARCELO REZENDE –
LÁGRIMAS FALAM (por Juliano Batista)

 
Acompanhe nossas Redes Sociais:

Youtube:  https://www.youtube.com/channel/UCoBTRP4UpK_WT-qfLwt1yzg…

Facebook: Programa PAPO RETO PJA 

Instagram: https://www.instagram.com/alexandre.lennon/

Soundcloud: https://soundcloud.com/user-697936871

Whatsapp: (31) 98919–7410

G-mail: aglrepresentacoes19@gmail.com

Leias Mais: http://paporetopja.com.br/caixa-economica-lanca-app-para-comecar-a-fornecer-auxilio-de-protecao-emergencial/