DOCUMENTÁRIOS PRODUZIDOS POR JOVENS SÃO EXIBIDOS NO ENCERRAMENTO DO PROJETO CINEMA DE BORDA EM GUARAPARI


Deprecated: Automatic conversion of false to array is deprecated in /home1/paporetopja/public_html/wp-content/plugins/kiwi-social-share/includes/frontend/social-buttons/class-kiwi-social-share-social-button.php on line 122

A oficina, cujo conteúdo incluiu noções sobre história do cinema, linguagem cinematográfica e realização de filmes documentais, contemplando elaboração de roteiros e produção, foi ministrada por Philipe Fassarella, realizador e produtor cultural da produtora FassArte. 

Na quinta-feira (21), aconteceu o evento de encerramento das atividades do projeto “Cinema de borda: na perspectiva da juventude negra”, com uma sessão de cinema gratuita na sede da ONG Crescer Com Viver, na comunidade de Adalberto Simão Nader, em Guarapari.

Na ocasião, foram exibidos dois documentários de curta-metragem: “Todos por Tia Flor” e “Crescer com viver”. Ambos foram idealizados e produzidos pelos jovens que participaram da oficina de formação em cinema durante os meses de novembro e dezembro.

Realizada com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult), a formação foi oferecida gratuitamente e contou com a participação de 17 jovens – superando a previsão inicial de seis participantes. As atividades contaram ainda com o apoio da ONG Crescer Com Viver e do Núcleo de Produção Digital do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) – Campus Guarapari.

Além de compartilharem suas ideias e perspectivas durante a sessão gratuita que aconteceu na quinta-feira (21), os jovens realizadores poderão circular com suas produções em festivais de cinema independente, cineclubes e também nas redes sociais.

O público também pode participar de uma votação para escolher o melhor documentário, tanto no dia da exibição, quanto na véspera, pelo perfil da FassArte no Instagram – votando por meio de curtidas e comentários.

A votação on-line foi aberta às 19h e terminou às 19h da quinta-feira (21), quando ocorrem as exibições. Trechos dos filmes foram disponibilizados para a votação.

FONTE: https://secult.es.gov.br/

LEIA MAIS: http://paporetopja.com.br/instituto-cultural-vale-investe-r-2217-milhoes-via-lei-federal-de-incentivo-a-cultura-a-lei-rouanet/